segunda-feira, 1 de abril de 2013

Roundabout LX - Inaguração de espaço experimental - Lisboa


O que um grupo de artistas faz quando precisa de um lugar para desenvolver seus projetos? Cria o seu próprio espaço. Artistas que colaboram juntos, trabalham juntos. Marcenaria, pintura, decoração, hidráulica.. tudo isso foi feito pelos próprios artistas. Porque não?


Abrindo espaço à martelada!

Quando conheci o Roundabout LX, em Fevereiro, estavam todos os artistas em meio às obras de engenharia do espaço. Uma das artistas, Luzía Andújar (também fundadora da Dinamita Producciones) comentou que era interessante perceber a real noção do tempo. Lembrou ela que estamos tão acostumados ao imediatismo tecnológico e de informação, que quando nos deparamos com ações concretas, como martelar um assoalho ou instalar uma rede elétrica, percebemos o valor do esforço e do tempo real que estas ações exigem para serem executadas. Uma verdadeira obra artística. Já de cara percebi que este atelier seria um espaço para o desenvolvimento pessoal e criativo. Ponto de encontro e largada para vários projetos e intercâmbio de ideias.

Roundabout LX é um espaço experimental de arte na freguesia dos Anjos, Lisboa (LX). É um ponto de conexão social e criativo para um grupo internacional de agitadores interdisciplinares. O espaço será usado para as atividades de pesquisa de seus integrantes e também será um espaço para abrigar residências, exposições, eventos culturais e outras atividades artísticas para crianças e adultos.

INAUGURAÇÃO DO ATELIER
Os dias 6 e 7 de abril próximos, sábado e domingo, foram os dias escolhidos para comemorar a abertura.
Imagem do novo trabalho de Dani d'Emilia, uma colaboração site-specific que conta com a participação dos 10 artistas residentes no Roundabout. Desenhos: Marta Angelozzi | Foto: Angela Alegria
Ao perguntar à Dani d’Emilia, ítalo-brasileira (que também faz parte do grupo La Pocha Nostra), sobre a nacionalidade dos artistas, ela teve um sobressalto. Embora os artistas envolvidos neste espaço sejam de diferentes grupos e nacionalidades -  Portugal, Moçambique, Espanha e Brasil, a sintonia deles é tão grande que acabam por transcender a questão territorial.


A comunicação entre eles - Edgar de Oliveira, Marta Angelozzi, Luzía Andújar, Pat Campo, Dani d’Emilia, Angela Alegria, Renata Ferraz, Susana Contino, Irene Pomatto and Denise Santos - e agora também com outros coletivos e a comunidade, busca sempre novos pontos de convergência e faz da arte a principal linguagem.

Pra saber mais, entra no site http://roundaboutlx.wordpress.com/ ou manda mail para contact.roundabout@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário